COMPOSIÇÃO DOS AMBIENTES A PARTIR DA TEXTURA DE MATERIAIS

Por Maira Maia Martins
Publicado no Jornal O Nacional-PF
18/07/2010


Há diferentes texturas que podem ser incorporadas na decoração. Para designers de interiores e arquitetos essa ferramenta é essencial na composição dos ambientes que qualquer estilo e função.

Em tudo há textura

A textura é percebida visualmente através dos diferentes materiais, como couro, madeira, pedra, tecidos, tintas, metais, vidro, cerâmica, etc. A seguir, percebe-se a textura sensorialmente ao tocar nesses materiais, sentindo a superfície lisa, áspera, espinhosa, resistente, fria, macia e assim por diante. IMAGEM 1.

Texturas ou acabamentos de pintura também são avaliados quanto ao toque e brilho que proporcionam (acetinado, fosco, alto brilho).

Paredes, pisos e teto são as bases dos ambientes. O uso de cores sobre estas superfícies podem criar ilusões, mas a sensação tátil da textura (madeira, pedra, gesso, etc.) acrescenta uma dimensão única de estilo.

Contraste de texturas

O contraste no uso de texturas normalmente deve ser controlado, ou seja, não muito intenso ou audacioso. A mistura de elementos pode surpreender, mas nunca deve parecer uma oposição violenta.

A dica para atrever-se a usar contrastes de uma maneira contemporânea, é não usar quantidades iguais de texturas opostas, e usar pelo menos um elemento em comum, como uma cor de apoio. IMAGEM 2.

Algumas dicas para a distribuição de texturas:

- Usar um material com textura mais leve no teto, de modo que não pareça pesado ou como se estivesse prestes a cair, especialmente se o pé-direito for baixo.

- Usar um material com textura de porte médio nas paredes, de modo que pareça suportável e não cansativo; uma textura mais pesada no chão para que ele apareça forte.

- O contraste no uso de materiais diminui o ambiente. Deve-se manter contrastes sutis em espaços pequenos, mas ser mais ousado em espaços maiores.

- Quando o ambiente estiver muito morno ou frio, usar combinações de texturas para acrescentar mais interesse ao local. IMAGEM 3

- Algumas texturas refletem muita luz, criando um “humor” etéreo e clean; texturas ásperas absorvem somente uma parte da luz, criando sombras que dão um sentido de mistério, de reserva. Por isso pode-se brincar com sombras e luzes, com o efeito que ocorre entre as texturas que absorvem a luz e as que refletem a luz.

Textura é a chave para o estilo. Seja o estilo mais sutil ou o mais audacioso que se queira, esta poderosa ferramenta, do uso de texturas nos materiais, faz parte dos truques de decoração para valorizar qualquer ambiente, seja residencial ou comercial.

IMAGEM 1

Uso de couro nos estofados, madeira no piso, e tinta com efeito camurça na paredes.
O teto pediu uma textura leve, com pouco gesso.
 
IMAGEM 2
 
 
Ambiente contemporâneo com contraste de várias texturas,
com o preto como cor de apoio e ligação entre os materiais.
 
IMAGEM 3
 

Esta peça precisava ser aquecida. A opção foi usar textura de tijolos à vista,
o tapete alto e estofados de veludo para dar aconchego ao ambiente.