Tintas - Tendências para 2011!

Vou adiantar as tendências em CORES para o ano de 2011. O lançamento de uma linha especial já foi feito pelas Tintas Sherwin Williams . Você deseja pintar, inovar em sua casa ? Aqui estão quatro paletas de cores, cada uma delas expressando um tipo de idéia, opinião, um momento que você esteja vivendo.

Dentro de cada paleta é possível escolher algumas cores para fazer a combinação que mais se identifica com as suas inspirações e seu estado de espírito. Tente identificar-se!

1- Puramente refinado e elegante

O verdadeiro luxo não anuncia a sua presença com brilho e  glamour. Ele sussurra, revelando seu pedigree com linhas limpas, clássicas, como uma peça de roupa clássica, criada para usar em qualquer época, atemporal.

Pouca evidência é o novo chique e sua paleta de cores é cheia de tons neutros e discretos, mas com nuances que interagem de forma intrigante.







2- Como um nômade: exótico e primitivo!

Graças à Internet, todos têm um passaporte para viajar pelo mundo, aprender sobre culturas, imagens e cores, criando um design eclético global.

Muitas cores fazem parte desta paleta folk-étcnica, com texturas que lembram paisley persa, com peles de animais exóticos e batiks indonésio. Da Turquia ao Peru, não há limite para incluir cores influentes desses lugares.

Imagine um passeio onde a viagem começa pelo azul céu, passando pela cor laranja de um sol escaldante, flores de cores quentes como o rosa e vermelho vibrantes, sobre tons terrosos misturados com com as cores berinjela e couve.






3- Sou expressivo e gosto de ser notado

Cores que remetem a auto-expressão e o modo de ser visto dentro do ambiente metropolitano. Cores tipo neon brilhante, luminosidade em 3-D, são as cores da tecnologia, da arte de rua, de vanguarda, com espírito empreendedor que sacodem a rotina.

A influência eclética e global está em movimentos de expressão e espontaneidade , como o movimento urbano da China ou a preparação da cidade do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016.





4- Preciso de ar, aconchego e lembraças

Tempos difíceis exigem uso de cores suaves: a sugestão de verdes, de cores que lembrem as conchas e o mar, ou a beleza da estampa de um tecido vintage que trás lembranças agradáveis, uma fotografia que trás emoções,

Este é o cenário para alguém que deseja manter boas lembranças, apesar dos tempos serem difíceis. Os tons são inocentes sem ser doce, com glamour sem ser exatamente feminino.







O PROJETO DO QUARTO INFANTIL

Por Maira Maia Martins
Publicado Jornal O Nacional-PF
05/09/2010


Projetar um quarto para as crianças é muito diferente do que projetar para adultos. Deve-se pensar nas diferentes funções do ambiente, na decoração lúdica e no planejamento dos móveis, com atenção à ergonomia e ao uso de materiais resistentes.

Como a maioria das residências não possui um lugar específico para os filhos brincarem, jogarem videogame e jorrarem suas energias, uma idéia é agregar essas atividades para dentro do quarto das crianças, criando-se um ambiente lúdico, exclusivo e multifuncional, com área de dormir, vestir, lazer, leitura, espaço de entretenimento.

Ao pensar na decoração do quarto da menina pode-se criar um castelo só para ela, uma praia ou reproduzir um palco para cantar e dançar. Para o menino pode-se trazer um pedaço do cosmo - se ele é do tipo descobridor, uma floresta digna de aventuras ou um estádio de futebol.

O projeto do quarto infantil deve reservar um espaço para incentivar a criatividade, com livrinhos, jogos e materiais de desenho e pintura. Mesmo um bebê, no inicio das atividades de solo é digno de receber um espaço para ele se desenvolver, e isso já pode ser pensado no projeto de decoração, envolvendo desde o piso adequado ao planejamento dos móveis.

O mobiliário infantil deve ser ergonômico, a fim de otimizar o bem-estar da criança e o seu desempenho. Dessa forma recomenda-se prateleiras ajustáveis para a idade, assentos na altura correta, mesa para trabalho escolar com espaços para manter organizado o material.

Orienta-se o uso de bons materiais, pois quanto mais resistentes, mais tempo podem acompanhar seus filhos crescendo.

Para os móveis há a opção de madeira, ou MDF, com acabamento em verniz PU (poliuretano), ou as lacas feitas com nitrocelulose, utilizadas no Brasil, e principalmente nos EUA, onde é padrão de mercado.

Piso com durabilidade e resistente a quedas e riscos. Paredes pedem resistência também, e para isso a idéia é usar tintas laváveis ou papéis de parede possíveis de se desenhar e apagar, bem como tecidos laváveis e de secagem rápida.

 
Móvel com aproveitamento de espaço nos armários altos e duas camas.


Quarto da menina com cama reproduzindo um castelo ajustável.


Um móvel compacto, com espaço para cama, mesa de estudos e gaveteiros.


Modelo de móvel para espaços reduzidos, para crianças a partir dos 8 anos,
com cama de apoio para um amigo e armários.



ESTOFADOS MODERNOS COM PADRONAGEM ÉTNICA

  
O estilo étnico do pachtwork tem sido integrado à indústria de estofados de marcas famosas na Europa e Estados Unidos. Creio que logo chegará aqui de uma forma mais efetiva. O Brasil, sendo um país tropical, tem muita afinidade com a profusão de texturas e cores alegres e vibrantes.

O patchwork é uma padronagem étnica que teve início nas tradições americanas. Tudo começou quando chegaram os colonizadores europeus e estes encontraram a indústria têxtil. Cada pedaço de tecido era um pequeno tesouro para eles. As peças de roupas eram recicladas para uma nova utilização, e logo passaram a usar essas montagens de tecidos para criar artigos de decoração, colchas e almofadas.

Parece antitético às raízes do modernismo industrial, mas muitos designers da geração atual têm trabalhado duro para dar forma ao patchwork em móveis, de uma forma modernista, mas com toques de aconchego, calor e individualidade em cada peça, que é feita de modo único.

A mistura de cores do estofado da famosa marca Roche Bobois é uma proposta alegre que sai dos padrões normais e neutros. O ambiente não perde a elegância, pelo contrário, pode ser usado dentro de um projeto com bom gosto e equilíbrio. Como o estofado é feito por módulos, há a possibilidade de adaptar conforme o tamanho do ambiente

 


Neste estofado a Roche Bobois investiu em almofadas feitas 100% de penas de ganso. Os cantos modulares também presentes nessa coleção.



 
Os designers Nipa Doshi e Jonathan Levien conseguiram criar um estofado com estilo étnico, com tecidos tradicionais misturados com linhas modernas.
 
 


Este estofado em estilo étnico libanês da marca Bokja, possui patchwork esclusivo em cada exemplar. Por trás desses produtos a marca procura de emprego de tecidos tradicionais espalhados pelo mundo.



Estofado da famosa empresa americana Squint Limited, especializada em mobiliário com aplicação de patchwork. Há uma vasta gama de sofás, poltronas e acessórios para desfrutar desta explosão de cores com esta tapeçaria feita com esta técnica de padronagem famosa e muito atual - o patchwork.




PAPEL DE PAREDE, O REVESTIMENTO DO MOMENTO


Papel de parede como revestimento pode ter associações com decoração antiga, ou que somente pode ser usado em ambientes de caráter feminino. Tudo agora mudou. Novos métodos de impressão e design, feitos com tecnologia avançada, e que permitem aumentar a largura das imagens, produzindo todos os tipos de novas idéias. Tanto ambientes femininos ou masculinos podem lançar mão dos recursos do papel de parede, que mais do que nunca está em alta, e com alta qualidade. Aqui temos algumas amostras de padronagem de caráter masculino.





















O movimento ao longo da última década, para a volta do papel de parede, foi fortalecido pela adição de padrões, texturas e cores e a alta qualidade, permitindo que os papéis de parede sejam usados como resvetimento, sem nenhum pudor, podendo-se criar ora uma atmosfeta emocionante ou cheia de diversão, ora fria e clássica. O cliente manda!
























CONSULTÓRIO MÉDICO SIM, MAS ATRATIVO E CONFORTÁVEL!

Por Maira Maia Martins
Publicado Jornal O Nacional-PF
15/08/2010


O consultório médico é o lugar onde se busca soluções relacionadas à nossa saúde, local aonde o paciente chega debilitado e sensível. Uma boa impressão visual e conforto contam pontos para o profissional.

A decoração do ambiente médico é uma das ferramentas apontadas no Curso de extensão em Marketing na Saúde PUC de São Paulo. O médico pode ter um belo currículo, mas muitas vezes precisa de um empurrão na carreira, e um dos pontos de marketing é o local de trabalho, onde o paciente é esperado com carinho, impressão de familiaridade e segurança.


O Ambiente do Consultório

A primeira impressão que tiramos sobre o profissional é na sala de espera e recepção. Este espaço deve ser funcional, organizado, nada de revistas velhas, iluminação que parece um breu, móveis sujos e aparência de frieza.
Deve-se usar o couro ou outros materiais laváveis nos estofamento das cadeiras. O uso de revestimentos que aqueçam a recepção são os ideais. Pode-se usar fórmica, vidro, pastilhas, acrílico.

Deve- se evitar o acúmulo de pacientes em espaços pequenos. Para espaços menores, usar truques para dar impressão de serem maiores.

O banheiro é um lugar onde deve ser realmente utilizável, e não uma peça de depósito. Usar materiais e acessórios de higiene, lavatórios e assentos mais higiênicos.

É aconselhável que os consultórios tenham uma TV para distrair os pacientes, e caso o público seja infantil, o ideal é ter um canto de recreação com mesa e banquinhos para manter as crianças distraídas com revistas infantis, lápis de cor e quebra cabeças.

Um relógio na sala de espera não é muito aconselhável. Se necessário, deve-se colocar um pequeno, para uso da secretária, pois causa maior ansiedade ao paciente se as consultas estão atrasadas.

Idéias para Sala de Espera:

Mesa de centro com diversas revistas e livros.



Estante de nichos para armazenar os livros pode ser
de uma maneira simples mas moderna.
 


Consultório pediátrico deve ter móveis de acordo com o perfil do paciente,
bancos para as crianças, cores atrativas e tamanho perfeito.






BANHEIROS MODERNOS - ÁREA DE BANHO ABERTA

Área de banho em estilo “walk In showers”, ou seja áreas abertas, têm se tornado mais popular do que nunca em design de banheiro. Espaço extra na área do chuveiro , sem a presença de porta no box, dão um look contemporâneo e moderno ao seu banheiro.

Com a evolução deste tipo de área para banho, o box se tornou algo relativo, pois ainda pode se recorrer ao uso do vidro temperado, para delimitar a área, mas de forma mais leve, sem ser especificamente uma "caixa" para tomar banho.







O GOSTO PELO NOVO CLÁSSICO

Por Maira Maia Martins
Publicado Jornal O Nacional-PF
01/08/2010

 
O estilo simples, que nunca se põe às tendências e ao tempo, mas com móveis mais encorpados, que dão um estilo ao ambiente é uma tendência que o consumidor passará a buscar dentro em breve.

A necessidade de conforto, de aconchego, de fazer mais atividades junto com os amigos em casa é um reflexo de desabafo pelo estilo de vida que o consumidor tem vivido, e um reflexo pela busca da segurança. A correria do dia-a-dia não vai chegar ao fim, mas alternativas de buscar momentos entre amigos e momentos inspiradores é uma marca para os próximos passos do mercado.

Dessa forma casas e apartamento com cara de “mostruários de loja” estão mesmo com os dias contados. A busca por móveis de estilo mais clássico entrosados com a época de alta tecnologia em que vivemos será a receita para “descongelar” residências que não oferecem muito pelo aconchego e bem-estar, em termos de decoração.

Veja o exemplo abaixo, um apartamento em Nova Iorque, onde tudo o que se vê do lado de fora são montanhas de concreto, mas no seu interior escapa da lógica. Uso de painéis laqueados, molduras de bronze, uso do couro, madeira foram elementos preciosos para amenizar o minimalismo.



Na figura abaixo, uma casa em Bérgamo, na Itália foi restaurada pelos proprietários com o intuito de deixá-la mais clean, com mais luminosidade dos ambientes, ao mesmo tempo que clássica. O design de mobiliário alternado com móveis mais tradicionais, são reforçados para quebrar a frieza e impessoalidade se fossem usados somente móveis de linhas retas e masculinizados.

   
 
Um velho sótão com dois sistemas de alojamento foi convertido em um elegante loft, no centro de Estocolmo. O morador desejava um lugar para morar e bem receber os amigos, como forma de fugir do velho “sair para comer fora”. Uso do clássico não se trata apenas de uso de antiguidades. Neste caso, por exemplo, peças modernas foram combinas de acordo com um gosto pelo tradicional, sem qualquer desejo de impressionar, tanto pelo clássico quanto pelo contemporâneo. O loft ficou simples, elegante e receptivo com as cores e materiais empregados.
 
   

EMBELEZAMENTO E RESTAURAÇÃO DE ESTOFADOS

Há muitas opções de conforto e funcionalidade para recolocar em dia um móvel estofado desatualizado, de revestimento antigo. Cadeiras, poltronas, chaise-longue, podem ser remodeladas de madeira surpreendente, através da restauração e embelezamento, da troca de pés, braços, ou revestimento (tecido, couro, etc.).

Uma sala pode ser simplesmente transformada ao adicionarmos um toque de modernidade e sofisticação. Lembre-se que peças antigas estão cada dia mais valorizadas, muitos antiquários estão atrás de peças para revender a preços altos. Então valorize a peça que você tem em casa ou que herdou de um familiar.



 

COMPOSIÇÃO DOS AMBIENTES A PARTIR DA TEXTURA DE MATERIAIS

Por Maira Maia Martins
Publicado no Jornal O Nacional-PF
18/07/2010


Há diferentes texturas que podem ser incorporadas na decoração. Para designers de interiores e arquitetos essa ferramenta é essencial na composição dos ambientes que qualquer estilo e função.

Em tudo há textura

A textura é percebida visualmente através dos diferentes materiais, como couro, madeira, pedra, tecidos, tintas, metais, vidro, cerâmica, etc. A seguir, percebe-se a textura sensorialmente ao tocar nesses materiais, sentindo a superfície lisa, áspera, espinhosa, resistente, fria, macia e assim por diante. IMAGEM 1.

Texturas ou acabamentos de pintura também são avaliados quanto ao toque e brilho que proporcionam (acetinado, fosco, alto brilho).

Paredes, pisos e teto são as bases dos ambientes. O uso de cores sobre estas superfícies podem criar ilusões, mas a sensação tátil da textura (madeira, pedra, gesso, etc.) acrescenta uma dimensão única de estilo.

Contraste de texturas

O contraste no uso de texturas normalmente deve ser controlado, ou seja, não muito intenso ou audacioso. A mistura de elementos pode surpreender, mas nunca deve parecer uma oposição violenta.

A dica para atrever-se a usar contrastes de uma maneira contemporânea, é não usar quantidades iguais de texturas opostas, e usar pelo menos um elemento em comum, como uma cor de apoio. IMAGEM 2.

Algumas dicas para a distribuição de texturas:

- Usar um material com textura mais leve no teto, de modo que não pareça pesado ou como se estivesse prestes a cair, especialmente se o pé-direito for baixo.

- Usar um material com textura de porte médio nas paredes, de modo que pareça suportável e não cansativo; uma textura mais pesada no chão para que ele apareça forte.

- O contraste no uso de materiais diminui o ambiente. Deve-se manter contrastes sutis em espaços pequenos, mas ser mais ousado em espaços maiores.

- Quando o ambiente estiver muito morno ou frio, usar combinações de texturas para acrescentar mais interesse ao local. IMAGEM 3

- Algumas texturas refletem muita luz, criando um “humor” etéreo e clean; texturas ásperas absorvem somente uma parte da luz, criando sombras que dão um sentido de mistério, de reserva. Por isso pode-se brincar com sombras e luzes, com o efeito que ocorre entre as texturas que absorvem a luz e as que refletem a luz.

Textura é a chave para o estilo. Seja o estilo mais sutil ou o mais audacioso que se queira, esta poderosa ferramenta, do uso de texturas nos materiais, faz parte dos truques de decoração para valorizar qualquer ambiente, seja residencial ou comercial.

IMAGEM 1

Uso de couro nos estofados, madeira no piso, e tinta com efeito camurça na paredes.
O teto pediu uma textura leve, com pouco gesso.
 
IMAGEM 2
 
 
Ambiente contemporâneo com contraste de várias texturas,
com o preto como cor de apoio e ligação entre os materiais.
 
IMAGEM 3
 

Esta peça precisava ser aquecida. A opção foi usar textura de tijolos à vista,
o tapete alto e estofados de veludo para dar aconchego ao ambiente.



EnviroGlass™ - REVESTIMENTO RECICLADO


EnviroGlass™ traz vidro 100% reciclado e requintados mosaicos com vidro e resinas, com faixa de preço acessível para qualquer remodelação ou construção de superfícies decorativas e as bancadas.

Linha EnviroSlab aplicável em cozinhas, banheiros ou qualquer outras bancadas. Altamente resistente a manchas domésticas comuns e podem ser limpos com facilidade através da aplicação de detergentes neutros. Produto feito nos EUA.


PONTO DE ÊNFASE NO PROJETO DE INTERIORES

Por Maira Maia Martins
Publicado Jornal O Nacional- PF
04/07/2010


Um dos fundamentos básicos da decoração de interiores é identificação de algum elemento que terá ênfase na decoração. É a primeira coisa que se observa ao entrar no ambiente. A partir deste elemento - o Ponto de Ênfase, o Designer de Interiores pensará na disposição dos móveis e criará o ambiente agregando funcionabilidade e facilitando o processo de decoração.

Há 3 tipos básicos de pontos de ênfase:

1- Ponto de Ênfase Arquitetônico: Pode se descobrir o ponto de ênfase a partir de um elemento estrutural, como uma lareira, um conjunto dramático de janelas, uma escada, uma coluna.

2- Ponto de Ênfase Natural: Você descobrirá um ponto de ênfase natural e tirará partido dele se tiver à disposição uma paisagem na janela, um jardim, a vista de um lago, etc. Neste caso o objetivo será integrar a natureza para dentro de casa e todo o projeto (móveis, iluminação, pintura, etc.) será em função deste recurso natural.

3- Ponto de Ênfase Artificial: Não havendo um elemento arquitetônico ou natural, é possível criar um centro de interesse. Uma peça de destaque de mobiliário, como um objeto de arte, ou uma relíquia, uma cadeira antiga herdada funcionarão bem como o foco de uma sala.

Aqui vão algumas dicas para identificar e criar um Ponto de Ênfase na decoração:

1. O ponto de enfoque deve ser a "primeira coisa" que você observa. Usar algo com textura e visualmente atraente.

2. Na maioria das vezes - há exceções - se identifica como ponto de ênfase o maior objeto da peça.

3. Se o cômodo não possui característica arquitetônica que se destaque, deve-se identificar o mobiliário disponível que possa se destacar, como uma mobília antiga, de design, espelhada, ou uma peça dramática, com vidro superior ou tecidos nobres.

4. Usar uma cor especial, uma textura (pedras, papel de parede, cortiça, revestimento cerâmico especial, madeira, etc.) caso não possua muitas opções no mobiliário.

5. Em um ambiente piso amplo e neutro pode-se usar um tapete bonito e interessante, dando ao espectador algo interessante para olhar na linha do piso.

6. Depois de encontrar o ponto de enfoque do cômodo, o próximo passo é trabalhar a iluminação em torno deste ponto.

Não importa qual o item escolhido para ser o seu ponto de enfoque no ambiente, o importante é que este item tenha um caráter e personalidade dentro da decoração. Decorar um ambiente com um ponto de enfoque é relacionar impacto visual e drama, logo à primeira vista. Isso valorizará o ambiente, a decoração, e sua casa sai ganhando.

Nesta sala o sofá de rattan é o ponto de ênfase, com texturas e cores vibrantes, se destacando dentro de um ambiente com cores neutras e paredes em off-white. >>>

<<< Este pondo de ênfase natural - vista para o jardim - ficou totalmente integrado à parte interna da casa. Veja que os móveis em madeira e fibras naturais ficam em harmonia com a parte externa.
Neste ambiente temos dois pontos de ênfase. O recurso natural através da vista externa, e o recurso arquitetônico da lareira dividindo os ambiente. Todo o planejamento dos móveis e o posicionamento se dá em razão desses recursos. >>>





<<< A parede com adesivos foi a solução encontrada para criar um o ponto de ênfase com drama na sala de estar, uma vez que não possui elementos arquitetônicos e naturais de destaque












REMODELAÇÃO DE EMPRESAS E ESCRITÓRIOS PROFISSIONAIS


O falarmos em “ter um bom trabalho” não somente falamos do trabalho desenvolvido mas do local onde o trabalho é pensado e produzido.

Ter um espaço na empresa ou no escritório (de advocacia, de marketing, de contabili-dade,etc.) onde os funcionários se sentem em casa é uma medida de filosofia que as empresas estão adotando, a fim de melhorar a comunicação entre funcionários e as posições de chefia. Assim tem se adotado a idéia de criar espaços abertos, sem escritórios individuais.


O uso das cores também é um ponto-chave tanto nas paredes e mobiliário, tudo tem uma razão e para conseguir uma harmonia com todos os elementos do escritório pode vir a influenciar a produtividade e o ambiente de trabalho.

Aqui estão algumas idéias de decoração do escritório que vão dar deixá-lo moderno, elegante e com estilo. Escolha uma paleta de cores modernas, como preto, bege e branco como cores o seu esquema de cores.

Cor e textura de materiais podem ser utilizados para definir os espaços públicos, área para clientes. Variando de níveis de luz entre espaços de circulação e áreas de trabalho cria-se ponto de interesse no núcleo e drama ao longo dos corredores e outras peças.



  

LOCAL DE DESCANSO EM CASA





Quem não gosta de vez ou outra ficar de bobeira em casa, ler um ótimo livro, ou colocar seu IPod e relaxar?



Mas muitas vezes é difícil encontrar o espaço apropriado em casa, um canto correto para elaborar o ambiente de relaxamento e conforto. Outras vezes se tem este espaço em casa, mas não é bem aproveitado para esta função.


 
 
 
Pensando nisto, hoje trago algumas propostas para elaborar um canto de relax, seja na sacada, num canto da casa, na varanda, no quarto.