O PROJETO DO QUARTO INFANTIL

Por Maira Maia Martins
Publicado Jornal O Nacional-PF
05/09/2010


Projetar um quarto para as crianças é muito diferente do que projetar para adultos. Deve-se pensar nas diferentes funções do ambiente, na decoração lúdica e no planejamento dos móveis, com atenção à ergonomia e ao uso de materiais resistentes.

Como a maioria das residências não possui um lugar específico para os filhos brincarem, jogarem videogame e jorrarem suas energias, uma idéia é agregar essas atividades para dentro do quarto das crianças, criando-se um ambiente lúdico, exclusivo e multifuncional, com área de dormir, vestir, lazer, leitura, espaço de entretenimento.

Ao pensar na decoração do quarto da menina pode-se criar um castelo só para ela, uma praia ou reproduzir um palco para cantar e dançar. Para o menino pode-se trazer um pedaço do cosmo - se ele é do tipo descobridor, uma floresta digna de aventuras ou um estádio de futebol.

O projeto do quarto infantil deve reservar um espaço para incentivar a criatividade, com livrinhos, jogos e materiais de desenho e pintura. Mesmo um bebê, no inicio das atividades de solo é digno de receber um espaço para ele se desenvolver, e isso já pode ser pensado no projeto de decoração, envolvendo desde o piso adequado ao planejamento dos móveis.

O mobiliário infantil deve ser ergonômico, a fim de otimizar o bem-estar da criança e o seu desempenho. Dessa forma recomenda-se prateleiras ajustáveis para a idade, assentos na altura correta, mesa para trabalho escolar com espaços para manter organizado o material.

Orienta-se o uso de bons materiais, pois quanto mais resistentes, mais tempo podem acompanhar seus filhos crescendo.

Para os móveis há a opção de madeira, ou MDF, com acabamento em verniz PU (poliuretano), ou as lacas feitas com nitrocelulose, utilizadas no Brasil, e principalmente nos EUA, onde é padrão de mercado.

Piso com durabilidade e resistente a quedas e riscos. Paredes pedem resistência também, e para isso a idéia é usar tintas laváveis ou papéis de parede possíveis de se desenhar e apagar, bem como tecidos laváveis e de secagem rápida.

 
Móvel com aproveitamento de espaço nos armários altos e duas camas.


Quarto da menina com cama reproduzindo um castelo ajustável.


Um móvel compacto, com espaço para cama, mesa de estudos e gaveteiros.


Modelo de móvel para espaços reduzidos, para crianças a partir dos 8 anos,
com cama de apoio para um amigo e armários.