CONSULTÓRIO MÉDICO SIM, MAS ATRATIVO E CONFORTÁVEL!

Por Maira Maia Martins
Publicado Jornal O Nacional-PF
15/08/2010


O consultório médico é o lugar onde se busca soluções relacionadas à nossa saúde, local aonde o paciente chega debilitado e sensível. Uma boa impressão visual e conforto contam pontos para o profissional.

A decoração do ambiente médico é uma das ferramentas apontadas no Curso de extensão em Marketing na Saúde PUC de São Paulo. O médico pode ter um belo currículo, mas muitas vezes precisa de um empurrão na carreira, e um dos pontos de marketing é o local de trabalho, onde o paciente é esperado com carinho, impressão de familiaridade e segurança.


O Ambiente do Consultório

A primeira impressão que tiramos sobre o profissional é na sala de espera e recepção. Este espaço deve ser funcional, organizado, nada de revistas velhas, iluminação que parece um breu, móveis sujos e aparência de frieza.
Deve-se usar o couro ou outros materiais laváveis nos estofamento das cadeiras. O uso de revestimentos que aqueçam a recepção são os ideais. Pode-se usar fórmica, vidro, pastilhas, acrílico.

Deve- se evitar o acúmulo de pacientes em espaços pequenos. Para espaços menores, usar truques para dar impressão de serem maiores.

O banheiro é um lugar onde deve ser realmente utilizável, e não uma peça de depósito. Usar materiais e acessórios de higiene, lavatórios e assentos mais higiênicos.

É aconselhável que os consultórios tenham uma TV para distrair os pacientes, e caso o público seja infantil, o ideal é ter um canto de recreação com mesa e banquinhos para manter as crianças distraídas com revistas infantis, lápis de cor e quebra cabeças.

Um relógio na sala de espera não é muito aconselhável. Se necessário, deve-se colocar um pequeno, para uso da secretária, pois causa maior ansiedade ao paciente se as consultas estão atrasadas.

Idéias para Sala de Espera:

Mesa de centro com diversas revistas e livros.



Estante de nichos para armazenar os livros pode ser
de uma maneira simples mas moderna.
 


Consultório pediátrico deve ter móveis de acordo com o perfil do paciente,
bancos para as crianças, cores atrativas e tamanho perfeito.