PONTO DE ÊNFASE NO PROJETO DE INTERIORES

Por Maira Maia Martins
Publicado Jornal O Nacional- PF
04/07/2010


Um dos fundamentos básicos da decoração de interiores é identificação de algum elemento que terá ênfase na decoração. É a primeira coisa que se observa ao entrar no ambiente. A partir deste elemento - o Ponto de Ênfase, o Designer de Interiores pensará na disposição dos móveis e criará o ambiente agregando funcionabilidade e facilitando o processo de decoração.

Há 3 tipos básicos de pontos de ênfase:

1- Ponto de Ênfase Arquitetônico: Pode se descobrir o ponto de ênfase a partir de um elemento estrutural, como uma lareira, um conjunto dramático de janelas, uma escada, uma coluna.

2- Ponto de Ênfase Natural: Você descobrirá um ponto de ênfase natural e tirará partido dele se tiver à disposição uma paisagem na janela, um jardim, a vista de um lago, etc. Neste caso o objetivo será integrar a natureza para dentro de casa e todo o projeto (móveis, iluminação, pintura, etc.) será em função deste recurso natural.

3- Ponto de Ênfase Artificial: Não havendo um elemento arquitetônico ou natural, é possível criar um centro de interesse. Uma peça de destaque de mobiliário, como um objeto de arte, ou uma relíquia, uma cadeira antiga herdada funcionarão bem como o foco de uma sala.

Aqui vão algumas dicas para identificar e criar um Ponto de Ênfase na decoração:

1. O ponto de enfoque deve ser a "primeira coisa" que você observa. Usar algo com textura e visualmente atraente.

2. Na maioria das vezes - há exceções - se identifica como ponto de ênfase o maior objeto da peça.

3. Se o cômodo não possui característica arquitetônica que se destaque, deve-se identificar o mobiliário disponível que possa se destacar, como uma mobília antiga, de design, espelhada, ou uma peça dramática, com vidro superior ou tecidos nobres.

4. Usar uma cor especial, uma textura (pedras, papel de parede, cortiça, revestimento cerâmico especial, madeira, etc.) caso não possua muitas opções no mobiliário.

5. Em um ambiente piso amplo e neutro pode-se usar um tapete bonito e interessante, dando ao espectador algo interessante para olhar na linha do piso.

6. Depois de encontrar o ponto de enfoque do cômodo, o próximo passo é trabalhar a iluminação em torno deste ponto.

Não importa qual o item escolhido para ser o seu ponto de enfoque no ambiente, o importante é que este item tenha um caráter e personalidade dentro da decoração. Decorar um ambiente com um ponto de enfoque é relacionar impacto visual e drama, logo à primeira vista. Isso valorizará o ambiente, a decoração, e sua casa sai ganhando.

Nesta sala o sofá de rattan é o ponto de ênfase, com texturas e cores vibrantes, se destacando dentro de um ambiente com cores neutras e paredes em off-white. >>>

<<< Este pondo de ênfase natural - vista para o jardim - ficou totalmente integrado à parte interna da casa. Veja que os móveis em madeira e fibras naturais ficam em harmonia com a parte externa.
Neste ambiente temos dois pontos de ênfase. O recurso natural através da vista externa, e o recurso arquitetônico da lareira dividindo os ambiente. Todo o planejamento dos móveis e o posicionamento se dá em razão desses recursos. >>>





<<< A parede com adesivos foi a solução encontrada para criar um o ponto de ênfase com drama na sala de estar, uma vez que não possui elementos arquitetônicos e naturais de destaque