A COZINHA E A ILUMINAÇÃO

Por Maira Maia Martins
Publicado Jornal Diário da Manhã-PF
14/03/2010


A iluminação hoje resplandece mais do que nunca, e em qualquer canto da casa ela pode fazer uma notável diferença. As últimas tendências em iluminação proporcionam sistemas com tecnologia de ponta e grande funcionalidade. A cozinha não ficou para atrás, e por se tratar de uma área com diversas funcionalidades, como a área de alimentação e área de trabalhor, a iluminação também deve ser pensada nestes dois aspectos.

Tanto a iluminação e instalação elétrica serão aspectos de prioridade na construção, renovação ou decoração de uma cozinha. O sistema de iluminação ideal para cozinhas é o integrado, ou seja, com uma iluminação central, e mais a iluminação funcional, com diversos pontos de luz.

Uso da iluminação

A iluminação geral deverá ser clara, evitando-se as sombras. A melhor opção para essa iluminação é a luz de centro difusa, aquela em que a luz é filtrada através de uma luminária e se espalha uniformemente ( globos de luz, plafons foscos ou leitosos). Essa iluminação central deverá permitir ver sem problemas as prateleiras e gavetas.

Ao optar por tubos flourescentes ou luzes descentralizadas deve-se ter cuidado para não colocá-los muito próximo às paredes pois podem causar sombras.

A iluminação funcional, através dos pontos de luz deve estar disponível em diferentes áreas de trabalho, tais como a da preparação dos alimentos, fogão, mesa de refeições, ilha, etc., de modo a se buscar uma iluminação setorizada.

Os pontos de luz funcionais costumam vir de cima, pendurados, ou com lâmpadas de iluminação rebaixada nas prateleiras. Sob o armário está o melhor lugar para colocar pontos de luz, para que não perturbe a visão e ilumine a área da pia e da preparação dos alimentos. Luminárias pendentes é melhor que sejam de luz clara, e em uma altura que evite sombras ou reflexos.

Se a cozinha tem uma mesa de jantar ou ilha central, ambas podem usufuir de spots, luminárias embutidas, ou melhor ainda, das luminárias pendentes. O uso de iluminação sobre trilhos acima da área de trabalho também permite uma iluminação flexível e integrada. Este tipo de iluminação pode ser instalada no teto ou nas paredes.

Pode-se usar todos os tipos de luminárias na cozinha, seja de design ou clássicas. No entanto deve-se ter em mente que por ser um ambiente o qual acumula gordura, é conveniente utilizar luminárias e lâmpadas que podem ser facilmente limpas, de preferência em vidro ou alumínio.

Uma dica de economia para um ambiente onde a luz fica acesa de forma prolongada, as lâmpadas fluorescentes de baixa energia são as ideiais.

Uso da luz natural

Principalmente nas zonas de trabalho é importante se fazer o uso da luz natural. A boa orientação das janelas e a distribuição de áreas de trabalho são fatores determinantes na utilização da luz natural.

Deve-se evitar que as janelas fiquem atrás da área de trabalho. Esta situação projetará sombras, obrigando o uso da luz artificial, e em tempos de consciência quanto ao uso da energia elétrica, há que se considerar este fator. Da mesma forma é importante evitar o ofuscamento da luz solar direta, controlando a entrada de luz com cortinas para evitar o desgaste dos móveis.

Abaixo, modelos de luminárias e as útimas tendências apresentadas na Feira de Milão-IT e na Casa Decor, Barcelona-ES.

 


















Esq - Cozinha Fusion, apresentada na CASA DECOR-Barcelona, reúne a arquitura antiga com a tecnologia do mobiliário, eletrodomésticos e iluminação.

Dir - Luminária de teto com tela de seda e centro cilíndrico enfoca a área de trabalho. Na cozinha, móveis Bulthaup-B2, modelo apresentado na última Feira de Milão.



 
                                                                                 
Esq - Luminárias de escritório usadas na cozinha. Com design metálico e com braços articulados é uma audácia em projetos de iluminação, sendo vários flexores fixados nas prateiras superiores.

Dir - Os focos dirigíveis, estilo industrial com tamanho maior do que o padrão, cada um dos projetores ilumina uma zona diferente. 


Este modelo clássico Ptolomeu, da Artemide, tem amplo campo de atuação, desde a sala, o escritório, até a cozinha. Nesta versão foi escolhida a luminária de parede para a área do fogão, e a suspensa acima da mesa.