O GOSTO PELO NOVO CLÁSSICO

Por Maira Maia Martins
Publicado Jornal O Nacional-PF
01/08/2010

 
O estilo simples, que nunca se põe às tendências e ao tempo, mas com móveis mais encorpados, que dão um estilo ao ambiente é uma tendência que o consumidor passará a buscar dentro em breve.

A necessidade de conforto, de aconchego, de fazer mais atividades junto com os amigos em casa é um reflexo de desabafo pelo estilo de vida que o consumidor tem vivido, e um reflexo pela busca da segurança. A correria do dia-a-dia não vai chegar ao fim, mas alternativas de buscar momentos entre amigos e momentos inspiradores é uma marca para os próximos passos do mercado.

Dessa forma casas e apartamento com cara de “mostruários de loja” estão mesmo com os dias contados. A busca por móveis de estilo mais clássico entrosados com a época de alta tecnologia em que vivemos será a receita para “descongelar” residências que não oferecem muito pelo aconchego e bem-estar, em termos de decoração.

Veja o exemplo abaixo, um apartamento em Nova Iorque, onde tudo o que se vê do lado de fora são montanhas de concreto, mas no seu interior escapa da lógica. Uso de painéis laqueados, molduras de bronze, uso do couro, madeira foram elementos preciosos para amenizar o minimalismo.



Na figura abaixo, uma casa em Bérgamo, na Itália foi restaurada pelos proprietários com o intuito de deixá-la mais clean, com mais luminosidade dos ambientes, ao mesmo tempo que clássica. O design de mobiliário alternado com móveis mais tradicionais, são reforçados para quebrar a frieza e impessoalidade se fossem usados somente móveis de linhas retas e masculinizados.

   
 
Um velho sótão com dois sistemas de alojamento foi convertido em um elegante loft, no centro de Estocolmo. O morador desejava um lugar para morar e bem receber os amigos, como forma de fugir do velho “sair para comer fora”. Uso do clássico não se trata apenas de uso de antiguidades. Neste caso, por exemplo, peças modernas foram combinas de acordo com um gosto pelo tradicional, sem qualquer desejo de impressionar, tanto pelo clássico quanto pelo contemporâneo. O loft ficou simples, elegante e receptivo com as cores e materiais empregados.