TURQUESA: O REVIVAL





A cor turquesa é freqüentemente deixada de lado pelos clientes em projetos de decoração de interiores. Muitos deixam de recorrer à cor para usá-la em revestimentos, paredes e acessórios, mas somente conseguem vê-la sendo usada em anéis ou em pingentes, pelo próprio uso da pedra preciosa de mesmo nome, deixando-a de lado quando se fala em decoração de interiores.



Porém tenho observado o seu uso aqui nos EUA. A cor nunca foi tão atual, tem merecido um revival na moda, tanto em roupas e acessórios quanto em estofados e tapetes. No Brasil ainda é usado com cautela demasiada.

Esta cor tem propriedades interessantes, pois a sua intensidade correta parecerá brilhante e misteriosa, podendo alegrar um canto mais escuro de um ambiente. Quando usada em decoração, nas residências americanas, traz a lembraça do deserto do sudoeste americano, local onte há jazidas da pedra. Não raramente é associada com a cor de pêssego pálido do céu do deserto no anoitecer, com o ocre da areia na sombra e com o fundo verde dos cactos.

A cor trabalha bem sob um olhar egípcio: uma sala de estar feita inteiramente em tons neutros, areia, dourados pálidos ou tons bronzeados, receberá um up quando acentuada com almofadas turquesa, vasos em um armário, ou luminária turquesa que refleirá a cor.

A cor turquesa é também uma dessas cores que ganharam em popularidade durante a moda em decoração nos 1950. Junto com o preto ou com o cor-de-rosa, o turquesa ganhou um toque moderno na época. Ainda em muitos países pode ser achada tais combinações em revestimentos de banheiros, mesas de apoio feitas com mosaico, materiais e acessórios de cozinha. Esta combinação de cor ainda pode ser trabalhada hoje, na medida em que você queira dar um look anos 50, com os acessórios apropriados e uma chique batedeira Kitchen Aid turquesa.
Para o uso da cor nas paredes de um dormitório é aconselhado uma cautela com o turquesa. É uma cor poderosa, chamativa, e facilmente poderá oprimir outras cores, então é melhor poupar o turquesa para uso em áreas menores, ou usá-la com tons pálidos de areia.

Em um ambiente masculino que experimente usar o turquesa com o verde e o azul. Em um ambiente feminino sugiro as cores quentes vermelho e laranja, com pequenos detalhes em turquesa, a cor que se destacará das demais.