ESTOFADOS MODERNOS COM PADRONAGEM ÉTNICA

  
O estilo étnico do pachtwork tem sido integrado à indústria de estofados de marcas famosas na Europa e Estados Unidos. Creio que logo chegará aqui de uma forma mais efetiva. O Brasil, sendo um país tropical, tem muita afinidade com a profusão de texturas e cores alegres e vibrantes.

O patchwork é uma padronagem étnica que teve início nas tradições americanas. Tudo começou quando chegaram os colonizadores europeus e estes encontraram a indústria têxtil. Cada pedaço de tecido era um pequeno tesouro para eles. As peças de roupas eram recicladas para uma nova utilização, e logo passaram a usar essas montagens de tecidos para criar artigos de decoração, colchas e almofadas.

Parece antitético às raízes do modernismo industrial, mas muitos designers da geração atual têm trabalhado duro para dar forma ao patchwork em móveis, de uma forma modernista, mas com toques de aconchego, calor e individualidade em cada peça, que é feita de modo único.

A mistura de cores do estofado da famosa marca Roche Bobois é uma proposta alegre que sai dos padrões normais e neutros. O ambiente não perde a elegância, pelo contrário, pode ser usado dentro de um projeto com bom gosto e equilíbrio. Como o estofado é feito por módulos, há a possibilidade de adaptar conforme o tamanho do ambiente

 


Neste estofado a Roche Bobois investiu em almofadas feitas 100% de penas de ganso. Os cantos modulares também presentes nessa coleção.



 
Os designers Nipa Doshi e Jonathan Levien conseguiram criar um estofado com estilo étnico, com tecidos tradicionais misturados com linhas modernas.
 
 


Este estofado em estilo étnico libanês da marca Bokja, possui patchwork esclusivo em cada exemplar. Por trás desses produtos a marca procura de emprego de tecidos tradicionais espalhados pelo mundo.



Estofado da famosa empresa americana Squint Limited, especializada em mobiliário com aplicação de patchwork. Há uma vasta gama de sofás, poltronas e acessórios para desfrutar desta explosão de cores com esta tapeçaria feita com esta técnica de padronagem famosa e muito atual - o patchwork.